Otorrinolaringologia - Perguntas respondidas
-
A sinusite fúngica pode ter cura ou controle e, independentemente do tratamento proposto, seja este clínico ou cirúrgico, os estudos mais atuais demonstram que isso pode ter muita relação com o status imunológico e/ou alérgico do paciente, mais até do que com o tipo de fungo envolvido.
-
Prezado paciente,
em geral, não é o zumbido que causa a deficiência auditiva e nem o inverso. Apenas ambos são manifestações e consequências distintas de um mesmo processo degenerativo que está em curso e acometendo o seu órgão auditivo. Procure o seu otorrino para que se realize uma avaliação, estabeleça-se um diagnóstico e proponha-se uma conduta frente ao seu caso.
-
Prezado internauta,
 
São várias as causas possíveis de escarros hemoptóicos, hemoptise (sangue vivo expelido pela boca ou nariz) ou hematêmese (sangue ao vomitar).
 
É necessária uma boa avaliação da sua via aérea (otorrino ou pneumo) e de seu trato digestório (gastro) para que se descartem causas nestes segmentos e, só assim, passemos a pensar em um pico pressórico que eventualmente possa precipitar a ruptura de um vaso.
-
Em tese, é este sim o objetivo deste procedimento, descomprimir esta estrutura e mantê-la aberta de modo a aliviar e controlar a hipertensão endolinfática do paciente.
Mas em razão da boa resposta ao tratamento medicamentoso pela maior parte dos pacientes e a uma taxa moderada de insucesso do procedimento cirúrgico em questão, o indicamos pouco, reservando-no apenas para casos muito refratários ao manejo clínico.
-
O zumbido é uma entidade muito estudada, mas ainda não completamente compreendida, inclusive por nós, especialistas no assunto. São várias as causas e há tratamento eficaz para a grande parte delas.
Para que possamos chegar ao diagnóstico com precisão, é necessário avaliar o paciente. Procure seu otorrino.