Otorrinolaringologia - Perguntas respondidas
-
Prezado internauta,
A obstrução nasal unilateral é relativamente comum e as causas são diversas.
Geralmente há uma questão mais estrutural/mecânica implicada no processo, oferecendo resistência à entrada do ar. Só para citar algumas possibilidades, o otorrino deve ter em mente desvio septal, polipose nasossinusal, insuficiência alar, estenose óssea do forame piriforme, papiloma invertido etc.
Uma avaliação com o seu otorrino possibilitará o diagnóstico preciso e uma proposta terapêutica adequada para o seu caso. -
Provavelmente você tenha uma alteração estrutural dentro do seu nariz que impede o fluxo de ar adequado, como um desvio de septo (parede que separa as duas narinas) ou um pólipo. Trauma nasal pode levar a um nariz torto que também prejudica a respiração, mais de um lado. Dependendo da idade (como em crianças) podem existir outras causas que serão esclarecidas em uma consulta com o especialista e, sim, cirurgias podem resolver!
-
Caro,
normalmente estas cavidades, que chamamos criptas, aumentam a chance do depósito de restos alimentares no local seguido de fermentação bacteriana e a criação de massas com cheiro ruim e que podem causar dor e mau hálito. Considerando que este seja seu caso, não se procedem biópsias, mas há tratamentos clínicos, com medicamentos, e em casos selecionados cirurgia.
Espero ter ajudado. -
Prezado,
esse problema é muito comum e se chama Amigdalite Crônica Caseosa. Essas massas esbranquiçadas são resquícios de alimentos e saliva. Normalmente não há necessidade de biópsia, principalmente se isso ocorrer em ambas as amígdalas. Alguns pacientes se beneficiam de uma higiene bucal caprichada, incluindo escovação da língua e enxaguantes específicos; porém alguns acabam recorrendo à cirurgia das amígdalas para eliminar o problema. Um abraço. -
Prezado paciente-internauta,
a estrutura descrita corresponde provavelmente a "cáseos". Trata-se do resultado entre a ação de seus anticorpos sobre restos alimentares e celulares que ficaram aprisionados nas criptas das suas tonsilas palatinas (amígdalas) resultando nesta estrutura pétrea, de coloração branco-amarelada e muitas vezes fétida. Procure o seu otorrino. Há tratamento.
-
São inúmeras as causas possíveis de anosmia ou hiposmia (ausência ou diminuição do olfato), muitas delas com bom prognóstico se tratadas adequadamente. Cabe uma avaliação detalhada com o seu otorrinolaringologia para que, examinando o paciente, se estabeleça um diagnóstico e uma conduta.
-
Caro,
parte dos sabores é compreendida no nosso cérebro a partir do bom funcionamento do olfato, assim, doenças nasais normalmente cursam com queixas de redução do sabor nos alimentos. Doenças inflamatórias como as rinites, os traumas nasais, tumores e infecções, são quadros que podem estar associados. É necessário uma avaliação individualizada com seu otorrinolaringologista.
Espero ter ajudado.
-
Prezado internauta,
Isto pode sim sugerir alguns tipos de complicação do quadro rinossinusal crônico, como o surgimento de pólipos ou outras lesões, assim como pode também apenas significar um maior estado inflamatório transitório da mucosa nasal e tantas outras possibilidades. Procure seu otorrino, ao exame físico (rinoscopia) será possível o diagnóstico e, a partir daí, traçar uma conduta.