Otorrinolaringologia - Perguntas respondidas
-
Olá,
é importante fazer uma avaliação com otorrino. Existem diversas causas de obstrução nasal, que variam bastante inclusive de acordo com a idade da criança. Ele pode apresentar, por exemplo, rinite, aumento da adenoide ("carne esponjosa") ou outras alterações no nariz. É preciso identificar qual é o problema no caso dele para um tratamento adequado. -
Prezado internauta, é fato que a amamentação é altamente recomendável como a melhor forma de alimentação para o bebê até os 6 meses de idade, não só pelos seus benefícios nutricionais e imunitários, como também por demandar uma mecânica de sucção tal que é uma verdadeira fisioterapia natural para a musculatura orofacial, com consequências muito positivas para a respiração. Entretanto, não é provável que uma obstrução nasal com respiração oral apenas, como descrito, seja causada apenas por isso. Desta forma, temos sim que pesquisar outras causas comuns, entre as quais cabe destacar o aumento das adenoides e/ou amígdalas, as rinites alérgicas e não alérgicas e outras alterações estruturais nasais, como desvios septais e hipertrofia de cornetos, só para citar as mais frequentes condições. Procure seu otorrino!
-
Prezado, pode sim ser necessária a cirurgia. Normalmente são infecções crônicas causadas por biofilme bacteriano (aglomerado de bactérias e compostos que elas produzem para se defender e viver em colônias microscópicas), no qual os antibióticos não conseguem penetrar e erradicar a infecção.
-
Olá,
existem diversos tratamentos para o ronco, tanto clínicos quanto cirúrgicos. É importante que faça uma avaliação com um Otorrinolaringologista para identificar qual seria o tratamento mais adequado para o seu caso.
-
Prezado internauta,
 
A voz realmente é algo muito importante em nossa identificação, ela nos personifica quase como uma impressão digital.
 
Entendemos que as características agudas (mais comuns no gênero feminino) quando presentes no timbre de homens, podem ser a causa de muita insatisfação.
 
Trata-se de uma questão constitucional, isto é, algo próprio da estrutura anatômica do seu aparato fonatório, mas que, com uma boa avaliação pelo seu otorrino, poderá se chegar a um diagnóstico e a uma proposta terapêutica, com a indicação, eventualmente, de um procedimento cirúrgico denominado tireoplastia.
 
Procure o seu Otorrino.