Como saber se sou alcoólatra ou dependente químico?

Sobre: Alcoolismo

Como saber se sou alcoólatra ou dependente químico? - 27/02/2020

A única diferença é que álcool é uma droga legal e quando a pessoa diz que é "dependente química", refere-se em geral a drogas ilícitas. O mecanismo da dependência é em grande parte igual, assim como o tratamento é em boa parte semelhante. Para o álcool, heroína e cigarro há algumas medicações que podem ajudar, enquanto para as outras drogas não há, por enquanto, nada comprovado. Mas, todas as drogas (incluindo o álcool) se beneficiam de psicoterapias específicas para problemas de dependência.

- 27/02/2020
Obrigado
2
0 especialistas concordaram
Ivan Mario Braun
Psicoterapia
Psiquiatria
496
25
934

Olá, aplique esse questionário para saber é ou não dependente do álcool: C  (cut down)  Alguma vez sentiu que deveria diminuir a quantidade de bebida ou parar de beber? 0  ( ) não 1  ( ) sim A  (annoyed)  As pessoas o (a) aborrecem porque criticam o seu modo de beber? 0  ( ) não 1  ( ) sim G  (guilty)  Se sente culpado (a) pela maneira com que costuma beber? 0  ( ) não 1  ( ) sim E  (eye opened)  Costuma beber pela manhã (ao acordar), para diminuir o nervosismo ou a ressaca? 0  ( ) não 1  ( ) sim Resultado: Se duas ou mais questões foram respondidas afirmativamente, procure um profissional de saúde para conversar sobre seu modo de consumo. Vale dizer também que se você bebe e isso compromete sua vida social e familiar (deixa de sair com família, deixa de trabalhar ou falta ao trabalho), gasta dinheiro das contas com a bebida, não consegue estabelecer a hora de parar quando começa a beber, se envolve em confusões e brigas rotineiras depois de beber, nota uma diferença do humor. Não consegue ficar sem beber por mais de 2 semanas. Se a maioria de tudo isso é verdade, então você precisa de ajuda.

- 02/03/2020
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Cleber Santos de Santana
Psiquiatria
95
2
251

Tem alguma dúvida sobre Alcoolismo?

Pergunte diretamente a um especialista

Ver mais perguntas
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.
Login Centralx
Localização