Alcoolismo

Descrição

Doença crônica, primária, com fatores genéticos, psicosociais e ambientais influenciando seu desenvolvimento e manifestações. A doença é geralmente progressiva e fatal. É caracterizada pela falta de controle sobre a bebida, pré-ocupação com a droga álcool, uso de álcool apesar das consequências adversas, e distorções no pensamento, negação notável. Cada um destes sintomas pode ser contínuo ou periódico.

Também conhecido como

Abuso de Álcool - Intoxicação Alcoólica Crônica - Intoxicação por Álcool Crônica

Ver mais
3
11
1
12

Tem alguma dúvida sobre Alcoolismo?

Pergunte diretamente a um especialista

Perguntas respondidas por especialistas

Existe medicação para inibir o desejo pelo álcool? - 08/07/2022

Há duas medicações que podem ter este efeito: a naltrexona, que diminui o efeito reforçador do álcool (falando de modo simplista, diminui o prazer do consumo) e o acamprosato, que diminui a "fissura" (desejo intenso) pelo álcool. Uma terceira medicação, o dissulfiram, também pode inibir o consumo, mas não atua através de "inibir o desejo", porém através da aversão: se uma pessoa beber, durante seu uso, sente-se extremamente mal e, para evitar este mal-estar, evita a bebida.

- 09/07/2022
Obrigado
2
1 especialista concordou
Ivan Mario Braun
Psicoterapia
Psiquiatria
851
48
1526
Ver as 3 respostas
Olá, fiz bariátrica há três anos. Comecei a beber, não todos os dias, mas quando bebo, fico abusiva, bêbada, estou muito preocupada. Obrigada. - 24/02/2022

Oi, quem fez cirurgia bariátrica não pode beber nada, pois o estômago foi alterado e a absorção do álcool se dá de forma diferente. Se tiver dificuldade em cessar o hábito, procure ajuda (psiquiátrica ou psicológica).

- 07/11/2022
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Hannah Noronha Silva
Clínica Médica
3
0
0
Ver as 4 respostas
Como saber se sou alcoólatra ou dependente químico? - 27/02/2020

Olá, aplique esse questionário para saber é ou não dependente do álcool: C  (cut down)  Alguma vez sentiu que deveria diminuir a quantidade de bebida ou parar de beber? 0  ( ) não 1  ( ) sim A  (annoyed)  As pessoas o (a) aborrecem porque criticam o seu modo de beber? 0  ( ) não 1  ( ) sim G  (guilty)  Se sente culpado (a) pela maneira com que costuma beber? 0  ( ) não 1  ( ) sim E  (eye opened)  Costuma beber pela manhã (ao acordar), para diminuir o nervosismo ou a ressaca? 0  ( ) não 1  ( ) sim Resultado: Se duas ou mais questões foram respondidas afirmativamente, procure um profissional de saúde para conversar sobre seu modo de consumo. Vale dizer também que se você bebe e isso compromete sua vida social e familiar (deixa de sair com família, deixa de trabalhar ou falta ao trabalho), gasta dinheiro das contas com a bebida, não consegue estabelecer a hora de parar quando começa a beber, se envolve em confusões e brigas rotineiras depois de beber, nota uma diferença do humor. Não consegue ficar sem beber por mais de 2 semanas. Se a maioria de tudo isso é verdade, então você precisa de ajuda.

- 02/03/2020
Obrigado
4
0 especialistas concordaram
Cleber Santos de Santana
Psiquiatria
131
2
355
Ver as 4 respostas

Veja médicos próximos que tratam Alcoolismo: informe sua cidade

Veja médicos próximos à cidade Rio Branco que tratam Alcoolismo (alterar cidade)

Ver mais perguntas
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br
Login Centralx
Localização