Alcoolismo

Descrição

Doença crônica, primária, com fatores genéticos, psicosociais e ambientais influenciando seu desenvolvimento e manifestações. A doença é geralmente progressiva e fatal. É caracterizada pela falta de controle sobre a bebida, pré-ocupação com a droga álcool, uso de álcool apesar das consequências adversas, e distorções no pensamento, negação notável. Cada um destes sintomas pode ser contínuo ou periódico.

Também conhecido como

Abuso de Álcool - Intoxicação Alcoólica Crônica - Intoxicação por Álcool Crônica

Ver mais
1
2
0
2

Tem alguma dúvida sobre Alcoolismo?

Pergunte diretamente a um especialista

Perguntas respondidas por especialistas

Como saber se sou alcoólatra ou dependente químico? - 27/02/2020

A única diferença é que álcool é uma droga legal e quando a pessoa diz que é "dependente química", refere-se em geral a drogas ilícitas. O mecanismo da dependência é em grande parte igual, assim como o tratamento é em boa parte semelhante. Para o álcool, heroína e cigarro há algumas medicações que podem ajudar, enquanto para as outras drogas não há, por enquanto, nada comprovado. Mas, todas as drogas (incluindo o álcool) se beneficiam de psicoterapias específicas para problemas de dependência.

- 27/02/2020
Obrigado
2
0 especialistas concordaram
Ivan Mario Braun
Psicoterapia
Psiquiatria
495
25
934
Ver as 2 respostas

Veja médicos próximos que tratam Alcoolismo: informe sua cidade

Veja médicos próximos à cidade Curitiba que tratam Alcoolismo (alterar cidade)

Ver mais perguntas
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br
Login Centralx
Localização