O que é artrite?

  • Artrite é um termo genérico que se refere a um grande número de enfermidades diferentes.

    As artrites são inflamações das articulações produzidas por diversos motivos, elas são um tipo de reumatismo e raramente têm suas origens conhecidas. No entanto, todas elas envolvem fatores genéticos, orgânicos, ocupacionais e ambientais.

    As artrites atingem uma em cada sete pessoas acima dos 30 anos, das quais 60 a 70% são mulheres. Elas são mais comuns em adultos e idosos e têm aumentado muito ultimamente, com o sedentarismo e o envelhecimento da população. Elas podem ser decorrentes de distúrbios autoimunes, traumas físicos, lesões relacionadas ao trabalho ou de infecções por bactérias, vírus ou fungos. São fatores que favorecem as artrites: trabalhos extenuantes e repetitivos, obesidade, idade avançada, praticar esportes radicais e violentos, movimentos vigorosos como dança, por exemplo; doenças ósseas, musculares, circulatórias e imunológicas.

     Equipe médica Centralx