Como tratar Síndrome de Marfan?

Sobre: Síndrome de Marfan

Como tratar Síndrome de Marfan? - 12/04/2021

Olá, o tratamento da síndrome de Marfan é dirigido às manifestações (sinais e sintomas) que cada pessoa apresenta, portanto é individualizado. O tratamento abrange uma equipe multidisciplinar, incluindo geneticista clínico, cardiologista, oftalmologista, ortopedista e cirurgião cardíaco. Geralmente inclui uso de óculos para erros de refração e, às vezes, procedimentos cirúrgicos podem ser indicados pelo oftalmologista. A escoliose pode exigir estabilização cirúrgica, órteses, fisioterapia. Medicamentos para o manejo cardíaco e vascular podem ser indicados pelo cardiologista se houver necessidade. É fundamental o exame oftalmológico e ecocardiografia regulares. Em geral sugere-se evitar: esportes de contato; atividades que causam lesão ou dor nas articulações; agentes que estimulam o sistema cardiovascular, incluindo descongestionantes e cafeína em excesso.

- 16/04/2021
Obrigado
3
0 especialistas concordaram
Bibiana Mello de Oliveira
Genética Médica
11
3
52

Deve ser acompanhada por reumatologista e/ou pediatra (se for criança) e por oftalmologista, devido alterações no cristalino (luxação) e problemas visuais.

- 19/04/2021
Obrigado
2
0 especialistas concordaram
Alvaro Fernandes Ferreira
Oftalmologia
182
3
74

Síndrome de Marfan é uma série de sinais e sintomas passados geneticamente. O tratamento é das consequências.

- 19/04/2021
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Ricardo Castanheira de Carvalho
Oftalmologia
144
2
124

A síndrome de Marfan é uma condição genética, de acometimento no tecido conjuntivo, podendo levar a alterações oculares, cardiovasculares, musculoesqueléticas, pulmonares e no sistema nervoso central. Não existe um tratamento curativo, nem algo genérico a todas as manifestações, os acometimentos podem ser de grau leve (sem necessidade de tratamento, apenas acompanhamento de rotina) até grave, com necessidade de correções cirúrgicas. O tratamento é de acordo ao órgão acometido e gravidade da doença.

- 26/04/2021
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Cristóvão de Oliveira dos Reis Silva
Cardiologia
Clínica Médica
1
0
0

Tem alguma dúvida sobre Síndrome de Marfan?

Pergunte diretamente a um especialista

Ver mais perguntas
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.
Login Centralx
Localização