Doutor Responde
Login

Cardiologia Pediátrica - Perguntas respondidas

Boa tarde, meu filho foi à pediatra e ela me deu um encaminhamento pro cardiologista, falou que meu filho está com sopro no coração. O que fazer?
  • O sopro é apenas uma condição identificada no exame físico. A maioria dos sopros identificados na rotina pediátrica não tem repercussão clínica importante, porém, através de avaliação com especialista e talvez com um ecocardiograma poderá ter a melhor orientação para seu caso.

    0
    • Drª. Renata Mattos Silva
    1
    Dr. Jhony Winston de Sá Aredes
    Dr. Jhony Winston de Sá Aredes
    Pediatria
    Vilhena / RO
    Solicitar agenda
Boa tarde, a primeira vez que fiz meu ECO deu insuficiência mitral leve, depois fiz novamente e já apresentou insuficiência tricúspide leve e no outro ano deu Hipertensão pulmonar, devo me preocupar?
  • É importante investigar a hipertensão pulmonar. Primeiro, confirmar com outro ecocardiograma e então, se confirmado, prosseguir para uma investigação da causa para possibilitar o tratamento adequado.

    0
    Drª. Renata Mattos Silva
    Drª. Renata Mattos Silva
    Cardiologia Pediátrica
    Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista
    Rio de Janeiro / RJ
    Solicitar agenda
Boa tarde, minha filha sente fortes dores no peito. Levei ao médico e ele me falou que deu alteração no eletro dela. O que estaria causando isso? Ela tem 7 anos de idade!
  • Olá. É importante saber exatamente qual foi a alteração no eletro. Às vezes, só apareceu uma variação normal, esperada em crianças. De qualquer forma, as dores no peito podem não estar relacionadas ao coração - na maior parte das vezes, dor no peito em crianças tem causas digestivas ou musculares. Consulte um cardiopediatra e leve o eletro para esclarecer melhor.

    0
    Drª. Renata Mattos Silva
    Drª. Renata Mattos Silva
    Cardiologia Pediátrica
    Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista
    Rio de Janeiro / RJ
    Solicitar agenda
Meu filhor tem tetralogia Fallot, ele está na fila da cirurgia. Essa cirurgia é única ou tem que fazer mais de uma? A maioria das crianças que tem TF4 tem alguma síndrome?
  • A cirurgia a ser planejada depende da anatomia das alterações cardíacas do seu filho (principalmente relacionadas ao grau de estreitamento de sua valva pulmonar e artérias pulmonares). Geralmente, os pacientes com Tetralogia de Fallot são submetidos a uma única cirurgia de correção total da cardiopatia. Entretanto, é comum o surgimento de insuficiência pulmonar no pós operatório tardio. Esta insuficiência, quando importante, pode ocasionar dilatação e disfunção do ventrículo direito e indicação de troca valvar pulmonar anos após a cirurgia de correção total.

    A Tetralogia de Fallot pode estar associada à Síndrome de DiGeorge (deleção do 22q11.2).

    1
    Drª. Carolina Ribeiro Costa
    Drª. Carolina Ribeiro Costa
    Cardiologia Pediátrica
    Ecocardiografia Pediátrica
    Belo Horizonte / MG
    Solicitar agenda
Meu filho tem 6 anos. E está reclamando de dor no peito. Ele fala que é uma dor igual quando bate o cotovelo. Ontem ele até chorou. O que pode ser?
  • Nesta idade é difícil ser de origem cardíaca. Mas, cólicas intestinais, lesões musculares e outros problemas podem dar dor forte no peito. Interessante levar ao pediatra.

    2
    Dr. Jose Coutinho do Rego Neto
    Dr. Jose Coutinho do Rego Neto
    Cardiologia
    Ecocardiografia
    Recife / PE
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.