A bebê da minha amiga tem 3 meses, só mama e está com constipação, muito sofrimento. O que pode estar causando?

  • Quando a criança apresenta dificuldade para evacuar numa idade tão precoce a primeira coisa é saber diferenciar se estamos realmente diante de um quadro de constipação ou de disquesia do lactente (bebê faz muita força, chora, geme, fica vermelho e leva até 20 minutos para evacuar fezes pastosas). Caso realmente seja uma constipação intestinal aos 3 meses, deve-se avaliar se a causa é congênita (ex: doença de Hirschsprung, fibrose cística), malformações (ex: ânus anteriorizado, estenose anal, malformação anorretal, anormalidades da medula espinhal), alérgicas (alergia alimentar), etc. A avaliação do Gastropediatra nestes casos é muito importante para o correto diagnóstico e tratamento.

    Drª. Mariana Di Paula Rodrigues
    Gastroenterologia Pediátrica
    Goiânia / GO