Olá, minha filha têm três anos e desde um ano tem muita dificuldade pra fazer cocô, faz muita força e chega a passar oito dias sem fazer. Me ajude, por favor.

  • Provavelmente trata-se de um quadro de constipação intestinal e necessita de uma avaliação do Gastropediatra para investigar a causa. Pode ser constipação funcional (mais comum, relacionado à dieta pobre em fibras, água, postura retentiva, etc) mas também outras doenças podem levar à constipação. São exemplos: hipotireoidismo, anormalidades da coluna espinhal, diabetes, alergia alimentar, doença celíaca, dentre outros. A definição da causa e seu adequado tratamento evita sofrimento para a criança e reduz as chances das complicações da constipação intestinal crônica, como a dilatação do intestino (megacólon).

    Drª. Mariana Di Paula Rodrigues
    Gastroenterologia Pediátrica
    Goiânia / GO