Tenho uma filha de 3 anos e tive um bebê que nasceu com atresia do esôfago e morreu na cirurgia. Se eu engravidar novamente, o bebê pode ter esse mesmo problema?

  • 2) Neste caso sua filha que teve atresia de esôfago teria que ter passado por uma investigação genética e prosseguir com alguns exames. Após encontrar nela alguma mutação genética, os pais devem fazer a pesquisa da mutação específica para avaliar se foi herdada de um dos genitores ou foi uma mutação nova. Através do tipo de herança da mutação consegue-se estimar o risco aproximado para a prole futura.

    Porém, havendo o caso falecido, pode ser feito a análise genética mais generalizada, através de outros exames genéticos e estimar o risco.

    Dr. Ricardo Emanuel Vitorino da Silva
    Genética Médica
    São José dos Campos / SP