Minha parente tem 70 anos, é diabética e hipertensa. De uns dias para cá fala palavras desconexas, esquece de tudo, está fraca e não se alimenta, por uns dias falava muito do passado, agora está em silencio. Devo procurar um psiquiatra ou geriatra?

  • Se a alteração for apenas de dias, ou seja, algo recente, o ideal seria levá-la em um atendimento de urgência para rastrear causas de confusão mental em idoso. É bem comum ter causas por trás de quadros assim (ex: infecção, desidratação ou alterações de eletrólitos no sangue). Depois disso e de serem excluídas causas graves, você pode agendar uma consulta eletiva com o geriatra.

    Drª. Andressa Vieira Magalhães Costa
    Geriatria
    Teresina / PI