Paciente de 65 anos, faz tratamento antidepressivo, passou a emagrecer sem motivo aparente, sentindo "moleza, sem coragem. Sente cãimbra nas panturrilhas, não tem vontade de fazer nada, só dormir. Obs.: come bem, tem apetite, pq o emagrecimento?

  • Uma boa opção, talvez a melhor, seria procurar um médico geriatra, pois as pessoas idosas tendem a ter mais de uma doença associada e precisam de um tratamento integral. Mesmo que um agravamento do quadro depressivo não possa ser descartado, existem outras possibilidades como distúrbios eletrolíticos, problemas neurológicos etc.

    Dr. Alaor Miguel
    Clínica Médica
    Psiquiatria
    Anápolis / GO
  • A perda de peso no idoso, em geral, tem múltiplas causas. Perder peso nem sempre é sinal de doença grave, mas quando o início é repentino e a perda é importante, é necessário ir ao médico para identificar a causa e definir o tratamento adequado.

    Algumas causas comuns de perda de peso são: câncer, diabetes, dificuldade para se alimentar, problemas orais, hipertireoidismo, depressão, infecções, doenças no fígado, uso inadequado de medicamentos, apetite reduzido e doenças cardíacas.

    Um médico Geriatra pode ajudar a definir a hipótese diagnóstica para o paciente idoso e realizar a investigação e o tratamento desse sinal.

    Drª. Andréa Silva Gondim
    Geriatria
    Fortaleza / CE