Boa tarde! Desde 2016 venho tratando de bactéria na urina. Há mais de um ano que não tenho infeção urinária, mas todas as uroculturas que faço dá bactéria. Meu urologista me passa antibiótico forte pra tomar a cada 3 meses. Não sei o que fazer.

  • Boa noite.
    Infecção urinária de repetição tem que estar comprovada por urocultura com isolamento de microrganismo. Primeiro é fazer diagnóstico de infecção urinária de repetição, só sintoma não é indício de infecção, já que existem outros quadros clínicos com sintomas similares.
    Feito diagnóstico de infecção urinária de repetição, existe a possibilidade de tomar profilaxia diária. Converse com seu infectologista sobre isso.

    Dr. Fernando Javier Hernandez Romero
    Infectologia
    Salvador / BA
  • Boa tarde!! Nem sempre a presença de bactérias na urina significa infecção em atividade, isto é, doença que requeira tratamento com antibióticos. Por vezes o que ocorre é apenas a colonização das vias urinárias, que pode persistir devido a vários fatores predisponentes, tais como presença de alguma anormalidade nas vias urinárias (ex. cálculo, deformidade, estreitamento, etc), ou doenças como diabetes, neuropatias, etc. Procure a opinião e parecer de um Infectologista e peça para ele conversar com seu urologista a respeito.

    Att.

    Drª. Diana Galvão Ventura
    Infectologia
    Infectologia Hospitalar
    Rio de Janeiro / RJ