Ortopedia e Traumatologia - Perguntas respondidas
-
Quando se fala de cura das doenças de coluna, os pacientes esperam ter uma coluna normal. Isto, em geral, não é possível, devido à natureza das lesões envolvidas.
As lesões que você descreveu são de natureza degenerativa, relacionadas a desgaste das estruturas da coluna por sobrecarga. As lesões se acumulam ao longo de muitos anos, até que se manifestam como dor local e perda de função.
Assim como as lesões levam tempo para se estabelecerem, o tratamento também leva tempo.
 
O tratamento envolve, sem exceção, longos períodos de fisioterapia e reabilitação. Alguns casos podem se beneficiar do tratamento cirúrgico, mas isso deve ser indicado pelo cirurgião de coluna que o acompanha.
 
De maneira geral, não se fala de cura em doenças da coluna, mas sim de controle dos sintomas e da manutenção de um estado de equilíbrio, onde as lesões deixam de evoluir e o paciente consegue mudar seu estilo de vida. Dessa forma, otimiza-se a qualidade de vida a longo prazo.
-
O impacto isquiofemoral é a compressão de tecidos localizados entre duas estruturas ósseas, o túber isquiático, no osso do quadril, e o trocânter menor, no fêmur. Em algumas pessoas, essas estruturas ósseas se encontram mais próximas uma da outra, o que pode comprimir as estruturas que se encontram entre elas.
A principal estrutura comprimida é o músculo quadrado femoral e a principal queixa é dor na região inguinal e no quadril.
Não existe consenso em relação ao tratamento, que costuma incluir reabilitação com fisioterapia e infiltrações locais com medicações anti-inflamatórias.
Recomendo que procure um ortopedista especialista em quadril para orientar seu tratamento.
-
A cirurgia é indicada em casos mais graves e costuma ser acompanhada por algum período de imobilização, em geral, de cerca de 3 a 4 semanas. Tanto uma órtese (espécie de tala plástica) quanto o gesso podem ser utilizados.
Recomendo que procure maiores orientações com o cirurgião especialista em ortopedia pediátrica.
-
Isso não é normal, significa que há alterações degenerativas na coluna que, apesar de iniciais, devem ser tratadas para evitar a piora do quadro. Isso pode causar dor local, perda de amplitude de movimento da coluna e até mesmo a compressão dos nervos da coluna, que leva a formigamento e perda de força nos membros inferiores.
 
Recomendo procurar um cirurgião de coluna para iniciar seu tratamento.