Boa noite!! Estamos com uma preocupação com minha irmã, ela já teve adenoma hipofisário (2 cm) e não tem mais faz uns 9 anos. Agora ela acha que está com os mesmos sintomas, fez os exames e deram negativos. Achamos que seja psicológico, o que fazer?

  • Seria importante fazer uma consulta com um psiquiatra: sendo médico, ele pode entrevistar e ter uma ideia de se os sintomas de sua irmã poderiam ter outras causas clínicas, mesmo que não sejam de um adenoma. E, se o problema for de ordem psiquiátrica, ele saberá tratar.

    Não recomendo consultar psicólogos ou psiquiatras que só trabalhem com psicoterapia: às vezes estes profissionais podem não ser muito cuidadosos em avaliar a possibilidade de causas físicas ou a necessidade de tratamento medicamentoso. Se o caso for de psicoterapia, após uma boa avaliação, o psiquiatra poderá fazer ele mesmo este procedimento ou encaminhar para um psicólogo clínico.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Os ademomas ou microadenomas hipofisários são relativamente comuns e podem vir a desaparecer com tratamento adequado. De qualquer forma, são situações que merecem acompanhamento sistemático.

  • Procure um psicólogo da sua confiança para fazer um acompanhamento.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência