Meu filho de 6 anos está chorando muito para ficar na escola nova (1ºano), já começa a ficar nervoso antes de sair de casa, com a respiração curta e sinais de ansiedade. Todos os dias sofre para se despedir de mim. Depois fica bem na aula...

Sobre: Psicoterapia

Meu filho de 6 anos está chorando muito para ficar na escola nova (1ºano), já começa a ficar nervoso antes de sair de casa, com a respiração curta e sinais de ansiedade. Todos os dias sofre para se despedir de mim. Depois fica bem na aula... - 13/03/2020

Olá. Essa situação é comum ocorrer em crianças nessa idade pois ela passará a ficar mais tempo longe dos pais e isso acaba gerando o que chamamos de ansiedade de separação, onde a criança teme muito ficar longe dos pais, gerando insegurança, incerteza, temor e bastante sofrimento. Nessa situação o ideal a fazer é o pai ou mãe ficar em sala de aula com o filho por 1 ou dois meses até a adaptação da criança ao ambiente. Caso isso não resolva, é importante levar ao psiquiatra para iniciar o tratamento para evitar que a situação piore.

- 14/03/2020
Obrigado
1
0 especialistas concordaram
Cleber Santos de Santana
Psiquiatria
98
2
292

É sempre importante conversar com seu filho e também com os professores da escola, para descobrir se algo ocorre na escola que possa estar causando este comportamento. Porém, nem todos as crianças conseguem relatar o que ocorre, por vários motivos (medo, por exemplo) e, infelizmente, já vi casos em que ocorriam problemas, na escola e os professores e orientadores negaram. Assim, seria bom levá-lo a um psicólogo ou psiquiatra com experiência em crianças e parentagem (estratégias de educação para os pais) para orientar você.

- 14/03/2020
Obrigado
1
0 especialistas concordaram
Ivan Mario Braun
Psicoterapia
Psiquiatria
520
28
1140

Pode ser um caso de ansiedade de separação ou ansiedade social. Procure um(a) psiquiatra da Infância e da Adolescência. Abraço!

- 28/03/2020
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Marcelo Marui Biondo
Psiquiatria
Psiquiatria da Infância e Adolescência
682
21
71

Tem alguma dúvida sobre Psicoterapia?

Pergunte diretamente a um especialista

Ver mais perguntas
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.
Login Centralx
Localização