Meu marido pediu o divórcio e vem enganando meu filho de 11 anos com esta situação. Ele ainda não entendeu que o pai nos abandonou, inclusive eu vou ficar com a guarda dele. Qual o profissional que pode atendê-lo, psiquiatra ou psicanalista?

  • Olá, tudo bem? Espero que sim. Nesta situação ele está passando possivelmente por um processo de luto, ou seja, a perda da figura paterna dentro da convivência diária dele. Isso para a criança em processo de amadurecimento é extremamente ruim e difícil para a criança assimilar. É importante buscar várias linhas de auxílio pra ele: psicologia, psiquiatria e um psicanalista preparado para trabalhar com a criança. É importante que o pai esteja sempre realizando visitas e participando de atividades de lazer e diversão.
    Fica com Deus e saúde na cabeça.

  • Olá.
    Teu marido não assumiu a separação e está agindo de modo irresponsável e covarde em relação à separação e ao próprio filho, que já deve estar ciente da situação. Tu, a mãe, já explicaste a teu filho que houve a separação? Tu e teu marido estão cientes do dano emocional que a situação pode causar no garoto?
    Psicoterapia já, imediatamente. E sem remédio psiquiátrico.

    Dr. Eduardo Navarro de Albuquerque Mello
    Psicoterapia
    Porto Alegre / RS
  • Um(a) psiquiatra ou um(a) psicólogo (a) pode atendê-lo para melhor avaliação do quadro e maiores esclarecimentos. Abraço!

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência