Qual a diferença entre psicoterapia e psiquiatria?

  • Psiquiatria só pode ser praticada por médicas e médicos porque só os formados em Medicina podem prescrever medicamentos faixa preta. A psiquiatria age somente inibindo sintomas psicoemocionais com drogas farmacêuticas, não há qualquer aprofundamento.
    Psicoterapia pode ser praticada por médicos e psicólogos formados em faculdade, embora muita gente sem formação pretenda ser psicoterapeuta. A psicoterapia em geral busca a causa dos sintomas psicoemocionais das pessoas e vai mais fundo em termos existenciais.
    O que não pode acontecer é misturar psicoterapia e psiquiatria, quando o paciente em tratamento psicoterápico é mandado para o psiquiatra para receber remédios psiquiátricos. Nada funciona bem desse jeito e não se consegue bom resultado.

    Dr. Eduardo Navarro de Albuquerque Mello
    Psicoterapia
    Porto Alegre / RS
  • Psicólogos ou psicoterapeutas são mais propensos a ver pessoas com condições que podem ser ajudadas eficazmente com tratamentos psicológicos. Isso pode incluir problemas comportamentais, dificuldades de aprendizagem, depressão e ansiedade Psicólogo
    Os psicólogos são especialistas na maneira como as pessoas pensam, sentem e se comportam. Geralmente eles tratam problemas leves, ou seja, situações que não prejudicam tanto o trabalho, vida social, relações conjugais e familiares. Essas pessoas continuam com suas vidas, mas notam que algo está errado.
    Psiquiatras
    O PSIQUIATRA pode ser procurado logo de cara ou depois de você visitar um psicólogo. Eles tratam todos os tipos de doença mental, de leve a grave. O psiquiatra deve ser procurado quando você tentou solucionar sozinho o problema e não conseguiu; foi ao psicólogo e não melhorou, o problema te incapacita e você não consegue mais trabalhar, sair de casa, ter lazer ou vida social. Os psiquiatras têm uma profunda compreensão da saúde física e mental - e como eles se afetam mutuamente. Eles ajudam pessoas com problemas de saúde mental, como esquizofrenia, depressão, transtorno bipolar, transtornos alimentares e dependências. O PSIQUIATRA também pode realizar a psicoterapia se esse for o seu desejo.
    Se depois dessas informações você ainda está com dúvidas, sugiro você procurar o PSIQUIATRA pois ele vai tirar mais dúvidas suas.
    Espero que tenha gostado e saúde na cabeça.

  • A psicoterapia envolve um tratamento de curto, médio ou longo prazo com psicólogos(as) e pacientes em geral não graves, enquanto a psiquiatria analisa a gravidade do quadro de saúde mental e a necessidade de uso de medicamentos psicotrópicos. Em alguns casos, o melhor resultado só é alcançado com trabalho em equipe. Abraço!

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência