Minha filha tem 13 anos, tem problema de insônia desde os 7anos, fica nervosa e bate muito no peito, toda noite tem essa crise. O que eu faço? Não consigo um especialista para tratá-la, pois meu convênio não tem psiquiatra infantil.

  • Passe com ela em uma psicólogo(a), pode ser uma crise de birra ou de autoagressividade. O profissional conseguirá diferenciar e te ajudar neste caso. Se for necessária avaliação psiquiátrica, o psicólogo(a) te indicará.

    • Prof. Moacir de Freitas Toledo
    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Concordo com os meus colegas e penso que poderia procurar um caps (centro de atenção psicossocial) infantil, pois lá tem profissionais graduados nas diversas áreas e com especialização em saúde mental. Só se faz necessário o cartão do SUS e um comprovante de endereço. Por enquanto, procure avaliar o padrão de funcionamento da casa, a que horas as pessoas da casa vão dormir, se há um ambiente tranquilo quando sua filha vai se deitar (dormitório com luzes apagadas ou bem baixas, sem TV ligada, sem computador, celular ou outros equipamentos eletrônicos), e se está havendo algo que possa estar deixando-a em conflito, tanto no ambiente doméstico, como outros que ela possa frequentar (escola, clube, etc).

    • Prof. Moacir de Freitas Toledo
    Drª. Eliana Kohatsu Pereira Nogueira de Sousa
    Psiquiatria
    Santo André / SP
  • Nas faculdades de Medicina, serviços de especialização em Psiquiatra (pós-graduação) ou nos CAPS infantis há atendimento gratuito. Se não conseguir, entre em contato com a secretaria de saúde de sua cidade ou com o convênio para que um ou outro tente resolver a situação. Se mesmo assim não conseguir, terá que ir à defensoria pública de sua cidade ou a um advogado para conseguir atendimento para sua filha, pois saúde é direito de todos, conforme a constituição. Em último caso, terá que juntar o dinheiro de uma consulta particular.

    Dr. Marcio Candiani
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância E Adolescência
    Belo Horizonte / MG
  • Primeiramente, você deve conversar com sua filha com a finalidade de obter maiores informações sobre o que está acontecendo de diferente no cotidiano de sua vida e, na verdade, o que a está incomodando, gerando esse comportamento. Após esta abordagem, se não conseguir compreender, é necessária uma avaliação psicológica e/ou médica com a finalidade de auxiliar nesse sentido.

    Dr. Ricardo Chalita Hitti
    Geriatria
    Psiquiatria
    Rio de Janeiro / RJ
  • Amiga(o), esta questão vem desde que ela é pequenininha. Os motivos deste tipo de transtorno vêm das primeiras relações que ela estabeleceu com o mundo, com os pais. Cada um percebe o mundo de forma própria, peculiar. Ela precisa ser vista por um psicólogo. Não é caso para "remédio", e sim, para compreensão. Compreensão dos porquês que se escondem na insônia, no "bater no peito", etc. Existem serviços gratuitos de psicologia para crianças, adolescentes e adultos nas faculdades de psicologia, por exemplo. E em geral, são de excelência, por serem supervisionados.

    Drª. Ana Maria Ferreira Pinto
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância E Adolescência
    Rio de Janeiro / RJ