A tricotilomania deve ser tratada com medicamentos ou alguma técnica específica? Qual profissional indicado: psiquiatra, psicólogo ou dermatologista?

  • Não existem medicamentos específicos para a tricotilomania, apesar de alguns poderem ajudar em certos casos. Um deles é o topiramato.

    Quanto ao profissional, pode ser psiquiatra ou psicólogo, mas precisa ser alguém que trabalhe com transtornos de impulso (que é o grupo de "doenças" nas quais se encontra a tricotilomania).

    Sempre sugiro que, num primeiro momento, se passe com um psiquiatra. Pois, às vezes, além da tricotilomania, pode haver algum quadro depressivo ou ansioso que piore a tricotilomania e precise ser tratado.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Tricotilomania deve ser tratada com medicamentos e psicoterapia, precisa de ajuda de um(a) psiquiatra e de um(a) psicólogo.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência