Perguntas sobre Psiquiatria

Boa tarde, a minha mãe tem 68 anos. Há alguns anos, teve problemas com álcool. Ela fuma e é muita ansiosa. De alguns dias pra cá, voltou a beber, antes ela escondia dos filhos, mas agora não consegue mais. Esse profissional pode me orientar? - 07/05/2021

Você deve procurar um psiquiatra com experiência no tratamento de transtornos de uso de substâncias ("dependência de álcool e drogas"). Há necessidade de se avaliar muitos aspectos. Isto inclui diagnosticar se há algo "por baixo" que predisponha aos problemas, como uma depressão ou um transtorno de ansiedade (nem toda pessoa ansiosa tem um transtorno de ansiedade). Em relação ao álcool e ao cigarro, ambos possuem tratamentos com remédios comprovados, porém os remédios são apenas metade do tratamento. Um psiquiatra ou psicólogo com experiência em terapia comportamental para uso de substâncias deve acompanhar o caso, porque se deve ensinar a pessoa a viver sem as drogas (álcool e tabaco são drogas, apesar de não serem ilícitas).

- 09/05/2021
Obrigado
1
0 especialistas concordaram
Ivan Mario Braun
Psicoterapia
Psiquiatria
576
31
1325
Minha mãe tem muita ansiedade e sente o corpo todo queimar. O que pode ser? - 07/05/2021

Sensação de o corpo queimar pode ter várias origens: pode desde ser um sintoma psiquiátrico de transtorno somático ou mesmo de ansiedade, mas também pode ter causas clínicas ou neurológicas. Pode levá-la inicialmente a um bom clínico geral, reumatologista ou neurologista, para excluir possíveis causas orgânicas. Se não houver causas orgânicas, uma avaliação psiquiátrica é importante. Um psiquiatra com experiência em medicina geral também poderá fazer o papel de excluir as principais causas orgânicas e avaliar os aspectos psiquiátricos. Cuidado é necessário para não se afastar de imediato uma causa orgânica, mesmo sendo ela ansiosa.

- 09/05/2021
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Ivan Mario Braun
Psicoterapia
Psiquiatria
576
31
1325
Meu filho tem 36 anos. Tem uma semana que ele está com muita ansiedade. Tipo: de sentir desmaio. Ele pratica atividades físicas e quando começa dá vertigem e começa a chorar. Ele teve que se ausentar do trabalho devido a isso. Ontem teve outra crise. - 07/05/2021

Deve levá-lo a um bom clínico geral. Apesar de ter muita ansiedade, os sintomas que descreve têm possibilidade de não serem de origem psiquiátrica (pois sua descrição é incompleta). Um psiquiatra com experiência em medicina geral também poderá ser útil. Ansiedade dificilmente leva a desmaios. Por outro lado, desmaio não se "sente": desmaiar é a pessoa perder subitamente a consciência e, geralmente, cair (a não ser que já estivesse deitado). O que as pessoas relatam como "sensação de desmaio", um termo que não tem significado médico, pode ser muitos sintomas diferentes: vertigens, vista turva, sensação de andar sobre nuvens, medo de desmaiar.

- 09/05/2021
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Ivan Mario Braun
Psicoterapia
Psiquiatria
576
31
1325
Minha mãe tem 82 anos e está tendo várias crises de ansiedade, o hospital mandou procurar um psiquiatra, tem especialista em idosos? - 06/05/2021

Um bom psiquiatra deve ter experiência com pessoas idosas, também. A não ser os quadros demenciais e alguns outros quadros cognitivos e de origem orgânica, basicamente todos os quadros em idosos são os mesmos que em adultos. Uma vez feito o diagnóstico, apenas se deve ter cuidado para medicar (se for o caso), no sentido de que as doses e eventuais aumentos de doses procedem de modo diferente do que em adultos jovens. Mas, há alguns psiquiatras que se dedicam mais a pessoas idosas do que a média, se faz questão disto. Talvez o próprio hospital onde esteve possa indicar algum.

- 09/05/2021
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Ivan Mario Braun
Psicoterapia
Psiquiatria
576
31
1325
Oi, eu estou desanimada. Perdi o sentido da vida, nada tem graça pra mim, penso muitas vezes em tirar a própria vida. Por que nada está fazendo sentindo mais? - 06/05/2021

Procure um psiquiatra. Apesar de que depressão é uma das grandes causas do que refere como sintoma, não é a única causa. Mas, somente numa consulta um psiquiatra pode avaliar seu caso e tratá-lo devidamente. Não é possível diagnosticar ou aconselhar por internet, sem conhecer o caso. Porém, a grande maioria dos casos como o seu tem tratamento e evoluem muito bem.

- 09/05/2021
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Ivan Mario Braun
Psicoterapia
Psiquiatria
576
31
1325
1 - 2 - 3 - 4 - 5 - Última

Tem alguma dúvida sobre Psiquiatria?

Pergunte diretamente a um especialista

Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.
Login Centralx
Localização