Acredito que meu marido tenha T. P. Borderline, pois apresenta todos os sintomas, exceto automutilação ou tendência ao suicídio. Mas, é muito violento comigo, verbal e fisicamente, às vezes. Fala sozinho e grita muito. É assustador! O que fazer?

  • Seu marido deve passar em consulta com psiquiatra e psicólogo.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • O transtorno de personalidade borderline é caracterizado por uma grande instabilidade nos objetivos, nos afetos e nos comportamentos em geral, ao longo da vida. São pessoas que alternam facilmente do amor ao ódio (sobretudo, se são frustradas), começam coisas e não terminam, passando de uma atividade a outra (trabalhos, estudo), frequentemente têm história de múltiplos relacionamentos, que se rompem, entre outros motivos, pela facilidade de odiar, perante frustrações. A pessoa com transtorno borderline frequentemente tem uma sensação contínua de um vazio, que a faz sofrer muito e o tenta preencher com vários tipos de estímulos (envolvimentos afetivos, drogas). Tentativas de suicídio e auto-mutilação também são frequentes.

    Não há um tratamento específico para o transtorno borderline. A psicoterapia cognitivo-comportamental tem se mostrado útil e o psiquiatra pode usar medicamentos específicos para os outros transtornos, que frequentemente são concomitantes com o transtorno borderline, tais como transtornos ansiosos e depressivos.

    Entretanto, existe uma tendência, incorreta, de alguns psiquiatras rotularem como borderline quaisquer pacientes mais instáveis e difíceis de tratar. Muitas vezes, ao longo de trinta anos de experiência, encontrei pacientes que foram diagnosticados como borderline e eram, na verdade, bipolares. E o transtorno bipolar, ao contrário do borderline, tem tratamento medicamentoso bastante eficiente e, se for este o caso de seu marido, o prognóstico é muito melhor.

    Você deve procurar um psiquiatra com prática com pacientes borderline. Ele poderá orientar você sobre como conseguir trazer a pessoa para atendimento e como pode influenciá-la para aceitar tratar-se e melhorar.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria