Ansiedade tem cura?

  • O termo "ansiedade" envolve fenômenos que, muitas vezes, inclusive, podem ser normais - por exemplo, em situações de conflito psicológico. Assim, um(a) psiquiatra poderá avaliar se o que ocorre com você é um fenômeno normal (e, mesmo assim, pode ser ajudada por uma psicoterapia). Se for uma ansiedade patológica como, por exemplo, um transtorno de ansiedade generalizada (TAG), há tratamentos medicamentosos e psicoterapias que podem ajudar. Procure um(a) psiquiatra.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Sim! Sim!!
    Ansiedade tem relação com estresse e está ligado ao sofrer por antecipação, a viver constantemente com a cabeça no futuro, sofrendo muito por aquilo que não veio.
    Antecipar-se aos problemas é horrível, o nome técnico disso é ansiedade antecipatória.
    A pessoa ansiosa vive agitada, inquieta, rói as unhas, bate os pés no chão, não consegue dormir direito por preocupações exageradas e pensamentos perseverantes, muitas vezes fora de propósito.
    Pensar demais faz mal à saúde! A pessoa ansiosa tem muitos pensamentos e preocupação com o futuro.
    A ansiedade tem jeito? Sim!! Medicação ansiolítica como os antidepressivos ou calmantes tarja preta ajudam bastante! Os calmantes servem para tirar você, pessoa ansiosa, da crise.
    Existem também calmantes naturais como passiflora, erva cidreira e Valeriana.
    Prática regular de exercícios, meditação, acupuntura, psicoterapia e ioga auxiliam demais em diminuir sintomas ansiosos e a tensão no corpo todo, as dores e outros sintomas somáticos.
    Se você está nesta situação, procure ajuda especializada! Procure ajuda de um(a) psiquiatra ou psicólogo(a).

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Remédio e terapia juntos.

    Dr. Geonaldo Fonseca Costa
    Psiquiatria
    Salvador / BA
  • A ansiedade patológica, que traz prejuízos para a vida da pessoa, tem tratamento e cura sim. Mas, irá depender de um tratamento multidisciplinar e uma ação proativa por parte do paciente.

    Reduzir ou eliminar os fatores estressores atuais, melhorar sua tolerância ao desconforto, aprender a controlar os impulsos e agir guiado pela razão e não pela emoção, são situações que ajudam na cura!

    Boa sorte!

    Drª. Laís Ribeiro
    Psiquiatria
    Juiz de Fora / MG
  • Tem controle.

    Drª. Patricia Figueira Lisboa
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância E Adolescência
    Cuiabá / MT
  • Ansiedade e Depressão têm cura, sim, desde que o tratamento seja feito por um Psiquiatra e que o Antidepressivo seja usado em sua dose eficaz, também conhecida como Dose Plena. Cada medicamento tem sua dose eficaz... todos.

    Dr. Roberto S Chrysostomo
    Psiquiatria
    Psiquiatria Da Infância E Da Adolescência
    Quatá / SP