Boa tarde! Estou com um problema com as drogas, não aguento mais essa situação, mas tenho receio em marcar uma consulta, não consigo contar para ninguém pq tenho vergonha e não quero decepcionar meus familiares.

  • Problemas com drogas (álcool, cigarros, maconha, cocaína, crack, "ácido", "doce", "cola") e outros são frequentes, na população. Há muitas formas de lidar com o problema, caso não consiga parar sozinho. Em vários postos de saúde, há equipes especializadas no tratamento de álcool, cigarro e outras drogas. E se o posto de saúde próximo à sua casa não tiver, eles (principalmente a assistente social do posto) saberão encaminhar você para outro local, que tenha. Hospitais-escola (ligados a faculdades de Medicina) também costumam ter ambulatórios especializados em drogas e vale a pena você fazer uma triagem nestes locais, que geralmente possuem bons profissionais. Se você tem um convênio, procure um psiquiatra e pergunte se tem experiência em tratar pessoas com problemas com drogas. Associações como Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos também podem ser úteis, para algumas pessoas.

    Você não precisa ter vergonha do problema, porque há muitas pessoas como você. E, sobretudo, em locais como Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos, todos vão ter algum problema semelhante. Profissionais como psiquiatras e psicólogos também deverão ser compreensivos com seu problema, se você os procurar. E, se algum profissional de saúde não se mostrar compreensivo e for agressivo (o que hoje em dia é raro), procure até encontrar alguém com quem você empatize.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria