Boa tarde, sou mãe de uma menina de 11 anos que está cursando a 4ª série, mas a professora dela é psicopedagoga e está suspeitando que ela seja disléxica. Pediu pra eu procurar psiquiatra porque ela está esquecendo de umas coisas, já fiz tomografia.

  • Esquecer coisas não está relacionado com dislexia. O esquecimento pode estar relacionado a dificuldades de atenção ou, dependendo do caso, a algum transtorno psiquiátrico. Problemas de memória são muito raros, em crianças. Em relação à tomografia, teria de perguntar ao médico porque a pediu, para você entender melhor o caso. A dislexia pode ser diagnosticada por qualquer profissional que conheça bem seus sinais, mas geralmente são psicólogos que fazem este tipo de diagnóstico. São psicólogos, também, que costumam ajudar crianças disléxicas a melhorarem seu rendimento. Apesar de a dislexia poder aparecer sozinha, com alguma frequência se associa a problemas de aprendizado como, por exemplo, dificuldades de compreensão de textos. O melhor é você pedir esclarecimentos detalhados aos profissionais que já viram sua filha e verificar se serão eles mesmos que a ajudarão a minorar suas limitações.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Procure um Psiquiatra da Infância e da Adolescência para melhor avaliação e conduta. Uma avaliação neuropsicológica também ajuda nestes casos.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência