Boa tarde, tenho uma filha com 25 anos, ela vive irritada, não fala com ninguém direito, é um stress só. Tem uma paranoia de não engordar, quase não come, sei q não é normal isso. Ela agora mora fora do país e vem de vez em qdo. Está cada vez pior.

  • Este tipo de comportamento pode ter muitas origens. Se isto ocorre só no contato com você, o problema pode estar na relação e vocês deveriam procurar fazer juntas uma psicoterapia.

    Irritabilidade excessiva pode ser característica da personalidade de uma pessoa ou pode indicar que está passando por problemas e frustrações. Neste caso, uma psicoterapia pode ajudar.

    A irritabilidade excessiva também pode ter origem em transtornos psiquiátricos: transtornos de personalidade como paranoide, obsessivo, borderline, podem apresentar graus maiores de irritabilidade. Depressão e mania do transtorno bipolar, assim como transtornos ansiosos podem também cursar com irritabilidade demasiada.

    Em relação ao que você chama de "paranoia" de não engordar, também a origem pode ser múltipla. Questões culturais como a procura por magreza, no mundo ocidental atual, podem levar a uma preocupação excessiva com o consumo de calorias. Algumas profissões, como a de bailarina ou modelo, propiciam ainda mais estes comportamentos. Por outro lado, transtornos psiquiátricos como a anorexia nervosa podem levar a este tipo de atitude.

    Deveria consultar presencialmente um psiquiatra para fazer o diagnóstico correto.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria