Bom Dia, Dr. Meu marido é um acumulador de coisas, a situação tomou uma proporção incontrolável, pode me ajudar? Como devo agir com ele? Pois não posso colocar nada fora, ele sempre tem um destino de acumular.

  • Sugiro que procure um profissional médico especializado em psiquiatria (para avaliar a necessidade de medicação) e outro especializado em psicologia (para início de sessões psicoterápicas).

     Vitor Giacomini Flosi
    Acupuntura Médica
    Psiquiatria
    São José do Rio Preto / SP
  • Acumuladores possuem comportamentos que são considerados transtornos relacionados com o transtorno obsessivo-compulsivo e caracterizado pelo acúmulo excessivo de coisas, ao ponto de obstruir o uso das áreas onde estão. O comportamento leva a sofrimento para o indivíduo que o apresenta ou comprometimento de suas funções e relações sociais.

    Deve procurar orientação pessoal com psiquiatra que tenha experiência com transtorno obsessivo-compulsivo e transtornos de impulso para orientá-la sobre como proceder.

    É possível ajudar através de você, ensinando a lidar com o comportamento dele; é possível ajudá-la mostrando como tentar motivá-lo para um tratamento.

    Uma vez aceitando o tratamento, se não houver outro transtorno associado, geralmente o indicado é a terapia cognitivo-comportamental.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Acumuladores geralmente tem transtornos mentais graves como transtorno obsessivo compulsivo (TOC), transtorno afetivo bipolar (TAB), Esquizofrenia, entre outros. Procure um(a) psiquiatra para melhor tratamento e conduta para o seu marido.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência