Bom dia, minha filha tem quatro anos e meio, ela estuda no 2º período, sinto que ela é muito dispersa, não consegue se concentrar nas atividades, é muito insegura, não consegue pensar pra responder uma pergunta. Preciso procurar um especialista?

  • Sugiro que procure um psiquiatra especializado na infância. Crianças pequenas podem apresentar vários quadros que expliquem o que sua filha tem como, por exemplo, depressão, fobia social ou transtorno de déficit de atenção.

    É importante, também, que estes sintomas podem advir, em parte ou na totalidade, de situações que a criança esteja enfrentando, na escola ou mesmo em casa. Assim, é fundamental que haja uma consulta com alguém que consiga fazer uma análise ampla dos problemas, levando em conta todos os aspectos.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Falando como mãe e psiquiatra da infância, penso sempre nos questionamos sobre o desempenho dos nossos filhos: será que ele é agitado demais? Será que ele está aprendendo bem, será que faz amizades? Me olha como tem que olhar? Eu brinco com ele o suficiente? Enfim, o desenvolvimento de uma criança não é uma ciência exata, assim como uma característica (por exemplo "desatenção") não determina um diagnóstico. Por isso, é sempre importante estar em contato íntimo com todas as esferas que lidam com nossos filhos e a escola é uma das principais. Converse com a escola e verifique se o que você observa também é visto no ambiente escolar. E, sempre na dúvida, procure ajuda de alguém especializado e que você confie. Muitas vezes uma avaliação adequada pode resultar em um coração de mãe mais calmo e também orientações importantes que podem prevenir problemas maiores no futuro. No desenvolvimento infantil, mais do que se falar em diagnóstico e tratamento, deve-se falar em risco e prevenção.

    Drª. Thaís Monteiro Salán
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância E Adolescência
    São Paulo / SP
  • Sim, procure um(a) Psiquiatra da Infância e da Adolescência para melhor avaliação do quadro. Abraço e boa sorte.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência