Bom dia, tenho uma pessoa na família que precisa de diagnóstico de um possível problema de TDAH. Que profissional precisamos ir pra diagnosticar e tratar? Como é o tratamento?

  • Você deve procurar um psiquiatra ou neurologista que tenha experiência com TDAH. O diagnóstico não é difícil, nem o tratamento, mas por vezes alguns profissionais não são suficientemente cuidadosos: não basta que uma pessoa tenha dificuldades de concentração, de prestar atenção e seja mais agitada para se fazer o diagnóstico - há uma série de critérios. O tratamento pode ser medicamentoso ou psicológico (principalmente terapia cognitivo-comportamental ou cognitivo-comportamental) e, frequentemente, os dois tipos de tratamento são indicados para serem feitos na mesma pessoa. De modo geral, em casos mais leves e em crianças menores, o tratamento psicológico é preferido. Entretanto, quando o diagnóstico é bem feito, o tratamento medicamentoso costuma, frequentemente, ter efeitos rápidos e muito favoráveis. O tratamento medicamentoso principal, no Brasil, é feito com os medicamentos metilfenidato ou lisdexanfetamina, que só podem ser prescritos por especialistas.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria