Bom dia, tenho uma pessoa na família que precisa de diagnóstico de um possível problema de TDAH. Que profissional precisamos ir pra diagnosticar e tratar? Como é o tratamento?

Sobre: Psiquiatria

Bom dia, tenho uma pessoa na família que precisa de diagnóstico de um possível problema de TDAH. Que profissional precisamos ir pra diagnosticar e tratar? Como é o tratamento? - 31/05/2019

Você deve procurar um psiquiatra ou neurologista que tenha experiência com TDAH. O diagnóstico não é difícil, nem o tratamento, mas por vezes alguns profissionais não são suficientemente cuidadosos: não basta que uma pessoa tenha dificuldades de concentração, de prestar atenção e seja mais agitada para se fazer o diagnóstico - há uma série de critérios. O tratamento pode ser medicamentoso ou psicológico (principalmente terapia cognitivo-comportamental ou cognitivo-comportamental) e, frequentemente, os dois tipos de tratamento são indicados para serem feitos na mesma pessoa. De modo geral, em casos mais leves e em crianças menores, o tratamento psicológico é preferido. Entretanto, quando o diagnóstico é bem feito, o tratamento medicamentoso costuma, frequentemente, ter efeitos rápidos e muito favoráveis. O tratamento medicamentoso principal, no Brasil, é feito com os medicamentos metilfenidato ou lisdexanfetamina, que só podem ser prescritos por especialistas.

- 01/06/2019
Obrigado
3
0 especialistas concordaram
Ivan Mario Braun
Psicoterapia
Psiquiatria
395
20
825

Tem alguma dúvida sobre Psiquiatria?

Pergunte diretamente a um especialista

Ver mais perguntas
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.
Login Centralx
Localização