Bom dia, tentativa de suicídio quer dizer que eu possa estar com depressão?

  • Não necessariamente, mas depressão e suicídio tem forte associação. Procure ajuda psiquiátrica e psicológica com urgência. Um abraço.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • As tentativas de suicídio podem ter muitas causas e, muitas vezes, são uma forma de a pessoa dizer àqueles que o(a) cercam: "por favor, me ajudem"!

    Porém, muitas vezes, a causa da tentativa realmente é um quadro de depressão.

    No primeiro caso, uma psicoterapia pode ajudar a pessoa a obter a ajuda de modo menos perigoso para seu sofrimento. Por vezes, uma terapia familiar pode ajudar os outros membros da família a entenderem melhor o que se passa com quem tentou suicídio.

    Em caso de tratar-se de uma depressão, o tratamento com medicações é obrigatório. Se o risco de suicídio for grave e persistente, a pessoa precisa ser acompanhada vinte e quatro horas por dia. Se a família tiver condições de fazê-lo ou puder contratar uma equipe, a pessoa pode permanecer em casa. Caso contrário, deve-se interná-la até que os riscos mais sérios tenham passado.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria