CARBOLITIUM USADO HÁ VÁRIOS ANOS DÁ ESQUECIMENTO?

  • Numa grande revisão sobre o tema, publicada em 2009, constatou-se que o lítio pode causar uma piora da memória. Mas o trabalho deixa claro que esta alteração ocorre, porém é muito pequena.

    Além disso, este trabalho é baseado em estudos feitos em grandes grupos de pessoas. Em casos individuais, fica difícil saber se a alteração da memória é devida à própria doença (que, a longo prazo, pelo estresse, pode prejudicar o cérebro), à piora natural com a idade ou a algum outro fator.

    Seria importante consultar um psiquiatra ou neurologista para verificar de modo claro as dificuldades de memória e tentar descobrir a verdadeira causa.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • O Carbolitium (carbonato de lítio) é uma medicação bastante eficaz para Transtorno de humor, como estabilizador de humor, e está sendo usado experimentalmente para prevenção de doença de Alzheimer. Não causa esquecimento. Seria importante acompanhamento do nível de lítio no sangue, através de litemia (exame de sangue), necessária no inicio do tratamento e conforme ajuste de dose. Um abraço.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência