Como podemos ajudar um alcoólatra?

  • Primeiramente, se ele aceitar, será necessário passar por um psiquiatra especialista na área de álcool e drogas.

    Se ele não aceitar, a família pode consultar-se sem a presença dele e, muitas vezes, o psiquiatra consegue orientar a família sobre como influenciar a pessoa com problemas.

    Na avaliação do especialista, será constatado o tipo de uso que ele faz do álcool e a gravidade do quadro.

    Hoje em dia, existem algumas medicações que podem ser úteis no tratamento: a naltrexona, o dissulfiram e o acamprosato (este último precisa ser importado).

    Mas as medicações só funcionam bem se forem associadas a uma psicoterapia direcionada especificamente para o tratamento do alcoolismo.

    Em alguns casos muito graves, pode haver necessidade de internar a pessoa. De modo geral, uma internação não deve durar mais que algumas semanas. Internações longas mantêm a pessoa muito tempo sem beber mas, depois que ela sai, seus riscos de recaída são basicamente os mesmos de internações mais curtas.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria