Crises convulsivas (trava todo o corpo, não saliva e nem se bate). Não apresenta sintomas antes do acontecimento. Ela tem depressão e já fez uma cirurgia de retirada de um cisto aracnoide há 8 anos e só começou acontecer há 2 anos. O que pode ser?

  • Pode ser um quadro de Epilepsia, um Transtorno Orgânico ou um Quadro de CNEP (Crise Não Epilética Psicogênica). Procure um(a) psiquiatra ou um(a) neurologista para melhor esclarecimento diagnóstico e melhor conduta. Abraço e boa sorte.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Existem crises epilépticas que só apresentam hipertonia, ou seja, a pessoa não "se bate" ou esta fase passa despercebida. A crise pode aparecer repentinamente. A presença de cistos ou lesões cerebrais tende mais a levar a crises parciais e não ao tipo de crise que você descreve.

    Quanto à depressão, ela pode ocorrer independente da epilepsia, mas pessoas com alterações neurológicas têm maior propensão a apresentar também alterações psiquiátricas, por vários motivos, seja devido ao comprometimento cerebral quanto às consequências da doença sobre a vida da pessoa, na forma de estresse.

    Certamente você deve levar a paciente ao neurologista, de preferência a um que tenha bastante experiência em epilepsias. Quanto ao quadro depressivo, o ideal é uma avaliação com psiquiatra, já que nem todos os neurologistas têm prática em tratar quadros psiquiátricos, apesar de que quase todos se propõem a fazê-lo.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria