Cuido do meu esposo que sofreu acidente e ficou dependente. Trabalho como ACS, vivo rodiada de pessoas doentes, sinto q estou fraca, às vezes com vontade de ficar sozinha. Será q estou com depressão? Não aguento mais trabalhar, mas dependo de mim.

  • Provavelmente você está com Estresse do Cuidador. Procure ajuda psicológica.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Depressão não é a única causa possível dos sintomas que você cita. Fadiga e "burnout" são outras causas possíveis, só como exemplo. A depressão cursa com tristeza profunda, desânimo ou perda da capacidade de sentir prazer com várias semanas de duração e associada a falta ou excesso de sono, falta ou excesso de apetite, dificuldades de concentração, diminuição ou perda do desejo sexual, pensamentos muito tristes ou de culpa ou excessivamente pessimistas.

    Entretanto, você não deve diagnosticar sua própria depressão. As informações ajudam no máximo a levantar alguma suspeita. Deve consultar um(a) psiquiatra. Caso não haja nenhum(a) nas proximidades ou demore muito para conseguir consulta, muitos médicos generalistas e clínicos também sabem tratar casos mais simples. Mas, não deixe de consultar um médico.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria