Doutor Responde
Login

Distúrbio bipolar e dependência química, o que fazer?

Distúrbio bipolar e dependência química, o que fazer?
  • Procure um psiquiatra com experiência em tratamento de transtornos de uso de substâncias ("álcool e drogas"). Há medicações que podem ajudar e a terapia cognitivo-comportamental também tem utilidade comprovada. Além de consultórios particulares, o SUS também possui tratamento para "álcool e drogas", em vários ambulatórios e, mais especificamente, nos CAPS-AD. Frequentar os Alcoólicos Anônimos (AA) e/ou Narcóticos Anônimos (NA) também é útil, para muitas pessoas. Pode procurar pelos grupos de AA e NA na internet ou solicitar a qualquer assistente social de posto de saúde. Em relação ao transtorno bipolar, todo psiquiatra deve saber tratar.

    2
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Uma coisa alimenta a outra. Quando a bipolaridade descompensa, você fica mais suscetível ao uso de drogas. Procure ajuda de um psiquiatra o quanto antes.

    0
    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
  • Já é conhecido que os pacientes portadores do Transtorno de Humor Bipolar têm uma maior "facilidade" para o uso de substâncias.
    O uso de Estabilizadores de Humor (dos quais o Lítio é o mais usado no mundo) evita os Sintomas Maniformes (grandiosidade, a quase ausência de necessidade de sono, aceleração do pensamento e da fala, agressividade, etc.).
    Uma vez tratada a bipolaridade, o tratamento da dependência química fica facilitado.

    0
    Dr. Roberto S Chrysostomo
    Dr. Roberto S Chrysostomo
    Psiquiatria
    Psiquiatria Da Infância E Da Adolescência
    Quatá / SP
    Marcar consulta
  • Olá,
    esta é uma associação muito deletéria para o paciente!
    É importante hierarquizar o tratamento, neste caso tratar o transtorno bipolar é prioritário. O TAB não tratado aumenta o risco do paciente fazer uso abusivo de substâncias ilícitas, pelo aumento do impulso ou como uma forma de "automedicação".

    Consequentemente, o uso de substâncias químicas pioram os sintomas do TAB, tornando-o cada vez mais grave.

    Busque a estabilização do transtorno bipolar. Sintomas residuais aumentam o risco de recaídas para algum dos polos (depressivo ou ativação)!!

    Boa sorte!

    1
    Drª. Laís Ribeiro
    Drª. Laís Ribeiro
    Psiquiatria
    Juiz de Fora / MG
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.