Dr., boa noite! A pergunta é referente a mim, estou em um quadro de fobia social (medo de falar com as pessoas e ser julgada; ultimamente quando vou tentar interagir com algumas pessoas que não tenho muita aproximação, fico paralisada na minha fala.

  • Deve procurar uma avaliação psiquiátrica. Muitas vezes, a fobia se acompanha de outros quadros, como depressão, ansiedade generalizada, outras fobias, abuso de substâncias. Para a fobia social há algumas medicações que podem ajudar e a terapia cognitivo-comportamental ou outras modalidades de terapia comportamental são o tratamento de primeira escolha.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Uma reflexão.

    Somos todos falhos e tolos, na verdade tendemos a ser ainda pior do que os outros imaginam (só nós mesmo sabemos das mazelas e fraquezas de nossa mente e alma), mas a soberba que carregamos nos impede de enxergar isso.

    Ser humilde na avaliação dos próprios defeitos nos leva a perceber que aquilo que o outro pode vir a pensar de você não é nada de mais, no fundo somos ainda mais falhos.

    Drª. Laís Ribeiro
    Psiquiatria
    Juiz de Fora / MG
  • O QUE É FOBIA SOCIAL?
    Também chamada ANSIEDADE SOCIAL.
    Fobia ou ansiedade social: medo de se expor em situação pública como falar a outras pessoas e fazer trabalhos ou reuniões em grupo. O(A) paciente tende a ser introvertido, tímido demais.
    SINTOMAS FÌSICOS: como taquicardia e sudorese excessiva em situações de exposição como falar em público ou comer junto com outras pessoas.
    SINTOMAS PSICOLÓGICOS: angústia, medo de se expor, insegurança, baixa autoestima, vergonha, vermelhidão no rosto, preocupação excessiva com situação social.
    Tratamento:
    -psicoterapia
    -uso de antidepressivos
    -exposição a situação social
    -evitar o isolamento social ou confinamento
    -superar traumas como bullying.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Olá! Sugiro que você busque ajuda com psiquiatra que irá, após avaliação criteriosa, te diagnosticar e tratar.

    Drª. Ione Aragão Ribeiro
    Psiquiatria
    Volta Redonda / RJ
  • Sempre é fundamental fazer um diagnóstico preciso para se obter a cura. No seu caso, parece haver ansiedade...fobia social faz parte, e o tratamento é feito com Antidepressivos, preferencialmente em dose plena.

    O Seu psiquiatra está habilitado para lhe orientar.

    Boa sorte.

    Dr. Roberto S Chrysostomo
    Psiquiatria
    Psiquiatria Da Infância E Da Adolescência
    Quatá / SP