Dr., estou passando por problemas familiares, muito nervoso e muita tensão. Meus nervos estão à flor da pele, ansiedade e sufocamento. Parece que falta o ar, insônia. O que devo fazer?

  • Sugiro que procure um profissional especializado em psiquiatria (para avaliar a necessidade de medicação) e outro especializado em psicologia (para início de sessões psicoterápicas).

     Vitor Giacomini Flosi
    Acupuntura Médica
    Psiquiatria
    São José do Rio Preto / SP
  • Você deve procurar ajuda psicológica e psiquiátrica para melhor controle dos sintomas ansiosos que você descreveu. A linha de terapia mais recomendada para você seria a Terapia cognitivo-comportamental. Abraço e boa sorte.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Deve passar com um(a) psiquiatra, pois os sintomas que você cita podem ser exclusivamente uma reação aos problemas interpessoais pelos quais está passando ou podem constituir um transtorno psiquiátrico que requeira tratamento medicamentoso.

    Uma vez que está passando por problemas familiares que estão aparentemente associados a sintomas de ansiedade, uma psicoterapia provavelmente será útil para ajudar você a passar por este período conturbado.

    Não deve tomar medicações por conta própria, porque alguma deu certo em algum parente, amigo ou vizinho. Medicações são tratamentos que devem ser personalizados e usar medicações de outras pessoas pode trazer riscos.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Olá! Recomendo a você marcar uma consulta médica! Nota-se que você está passando por um sofrimento que pode ser gerado por um transtorno, e que só poderá ser confirmado através de uma avaliação médica. Apenas com estes sintomas, não é possível tecer um diagnóstico. Também é necessário descartar doenças que podem gerar estes sintomas. Estimo melhoras, espero ter ajudado! Forte abraço.