É normal ouvir vozes?

  • Ouvir vozes quando ninguém está falando pode ser um sintoma psicótico. Procure um(a) psiquiatra para melhor avaliação e conduta.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Ouvir vozes é normal, a não ser que alguém tenha deficiência auditiva. Mas, talvez, o que você esteja querendo dizer, é se é normal ouvir vozes que outras pessoas não ouvem e sem a presença de alguém que esteja emitindo estas vozes. Neste caso, trata-se de um fenômeno chamado de alucinação auditiva, que pode ocorrer numa série de situações, nem todas patológicas. Algumas pessoas referem ouvir, em alguns momentos, alguém chamá-las (sem que alguém as tenha realmente chamado) e isto pode ocorrer em pessoas normais, talvez relacionado a alguma situação de estresse, fadiga ou outra alteração leve do organismo. Situações como estar acordando ou adormecendo podem favorecer este tipo de alucinação. Já alucinações patológicas (doentias) têm a característica de serem mais persistentes, repetitivas e, muitas vezes, as vozes falam coisas e não apenas chamam ou emitem palavras isoladas. Isto pode ocorrer em epilepsias e quadros psiquiátricos psicóticos, por exemplo. Nestes últimos, existe uma perda do vínculo com a realidade e as vozes, em deprimidos, maníacos ou esquizofrênicos, estão inseridos num contexto de alterações de pensamento e delírios (de grandeza, de ruína, de perseguição etc.).

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria