Estou com fibromialgia decorrente de depressão profunda, segundo a médica clínic geral. Tenho constantes crises de ansiedade e sinto muita dor a ponto de nem conseguir levantar, na última fiquei 2 dias na cama, devo procurar que tipo de ajuda médica?

  • Sugiro que procure um profissional médico especializado em psiquiatria (para avaliar a necessidade de medicação) e outro especializado em psicologia (para início de sessões psicoterápicas).

     Vitor Giacomini Flosi
    Acupuntura Médica
    Psiquiatria
    São José do Rio Preto / SP
  • Você deve procurar um(a) psiquiatra com urgência. Abraço e boa sorte.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • A fibromialgia por si só constitui um transtorno psiquiátrico, apesar de que muitas doenças para as quais não se achava causas "físicas" (i.e., não psiquiátricas), no passado, passaram para a esfera da clínica médica, a partir do momento em que estas causas foram determinadas.

    Não há conhecimento da origem da fibromialgia, sendo uma das hipóteses a presença de uma sensibilidade dolorosa exagerada a certos estímulos, ausente nas pessoas normais.

    Por outro lado se sabe que a depressão e a ansiedade podem, justamente, aumentar a sensibilidade à dor, de modo que se a pessoa estiver com um destes transtornos e ele for tratado, é possível que a dor da fibromialgia melhore muito ou mesmo desapareça.

    Finalmente, antidepressivos estão entre os principais tratamentos da fibromialgia.

    Entretanto, você não deixa claro se tem mesmo um diagnóstico cuidadoso de fibromialgia ou se é você que está supondo a sua existência, inclusive comentando que é decorrente de depressão profunda - sendo que fibromialga não é consequência de depressão, apenas pode piorar com ela.

    Assim, deve consultar um psiquiatra para avaliar seus supostos transtornos psiquiátricos (depressão e ansiedade) e tratá-los. É possível que ele mesmo trate a fibromialgia mas, se não for o caso, após ou durante o tratamento da depressão e da ansiedade, pode também consultar um reumatologista.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Boa tarde, se tem diagnóstico de Fibromialgia associado à Depressão deve procurar ajuda multidisciplinar, dentre os profissionais capacitados para o acompanhamento dessas patologias estão o Psiquiatra e o Reumatologista.