Estou me sentindo muito ansiosa, nervosa, estou comendo muito e sem estar sentindo fome. Ando com um irritamento do nada. Estou me sentindo preocupada. O que será isso, meu Deus?

  • Como você mesma escreve, você está com uma condição que se chama "ansiedade".

    A ansiedade pode ser um fenômeno normal, que aparece em certas circunstâncias de conflito e pode ter um papel protetor.

    Entretanto, quando excessiva, ela envolve comportamentos que acabam sendo prejudiciais como, por exemplo, comer muito ou irritar-se com facilidade. Muitas vezes, a pessoa se preocupa exageradamente com alguns problemas de sua vida. Nestes casos, ela precisa ser tratada.

    A boa notícia é que o tratamento da ansiedade funciona muito bem, é um dos mais eficazes, na psiquiatria. Existem boas medicações e bons tratamentos psicoterápicos. A maioria dos pacientes fica bem em algumas semanas a alguns meses, dependendo do tipo de ansiedade que apresenta.

    Em alguns casos, dependendo de sexo, idade, de como a ansiedade apareceu, há necessidade de se pedir alguns exames laboratoriais.

    As medicações mais usadas são os "inibidores de recaptação da serotonina", que corrigem alguns aspectos da química cerebral que ficam alterados nos casos de ansiedade. Um tipo de psicoterapia que recomendo é a terapia comportamental, na qual se procura tanto entender quais são as circunstâncias reais da vida da pessoa que estão desencadeando a ansiedade quanto ensiná-la a enfrentar de forma eficaz seus problemas.

    Finalmente, infelizmente, há uma quantidade razoável de médicos que prescrevem medicações benzodiazepínicas (aqueles que vem com faixa preta na embalagem e precisam de "receita azul"). É importante que você saiba que estas medicações têm efeitos colaterais potencialmente graves e devem ser tomadas no máximo por algumas semanas. Hoje em dia, existem várias medicações mais seguras.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Parece que você está vivendo um quadro de ansiedade. Ele pode ser apenas passageiro, mas pode precisar de um tratamento mais detalhado. Você deve procurar um psicólogo, psicoterapeuta ou psiquiatra para fazer uma avaliação e ver a necessidade de um tratamento, caso seja necessário.

    Algumas coisas podem ajudar a aliviar a ansiedade, como atividades físicas regulares, ouvir música, ler um bom livro, ir ao cinema, passear e conversar com os amigos, cultivar um hobby, etc. São atividades que aliviam o estresse do dia a dia.

     Equipe médica Centralx
  • Você está tendo um quadro de ansiedade, procure um(a) psiquiatra e um(a) psicólogo(a) para tratamento adequado. Ioga, meditação e outras atividades físicas ajudam bastante. Tente também achar válvulas de escape para o seu estresse. Um abraço forte e boa semana.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência