Eu mudo muito de humor, com muita intensidade, fico irritada facilmente, já pensei em me suicidar várias vezes, não faço uma amizade por muito tempo, e tenho muito medo de ficar sozinha, de ser abandonada. Me identifiquei como borderline, o que eu faço?

  • Você precisa primeiro procurar um(a) psiquiatra para um diagnóstico preciso e ver a necessidade de uso de um estabilizador do humor ou um antidepressivo. Depois, procure um(a) psicólogo(a) para psicoterapia. Atividade física regular também pode ajudar bastante. Um abraço forte e boa sorte.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Em primeiro lugar, tome cuidado com o autodiagnóstico: hoje em dia, há muitas informações disponíveis e nem todas são confiáveis. Além disso, muitas vezes há sintomas que são iguais em vários tipos de problemas psiquiátricos e uma pessoa que não é da área pode confundi-los. A consequência é que, por um lado, realmente às vezes a gente recebe, no consultório, pessoas que conseguiram identificar seus próprios problemas mas, por outro, é frequente conversarmos com pacientes que vêm com diagnóstico "pronto" - e errado.

    Assim, antes de você dizer o que tem, seria muito importante consultar um psiquiatra.

    O transtorno de personalidade borderline se caracteriza por uma inconstância muito grande no humor, frequente sensação de vazio, medo de perda de relacionamentos, assim como a relacionamentos de "amor e ódio"; as pessoas têm dificuldade de levar à frente suas metas, frequentemente tendo feito (ou, pelo menos, começado), várias faculdades ou vários trabalhos. São comuns os sintomas depressivos (e, consequentemente, podem ocorrer ideias e tentativas de suicídio) e mesmo psicóticos. Há chances de as pessoas usarem um ou mais tipos de drogas.

    Um aspecto importante é que não se sabe, ainda, se o transtorno borderline é um diagnóstico específico ou se, na verdade, é uma entidade que engloba vários tipos de problemas.

    Assim, com certa frequência se encontram pessoas com as características acima e que têm uma excelente melhora com medicações estabilizadoras do humor, as mesmas usadas para o transtorno bipolar. É possível que estes indivíduos tenham, na verdade, um transtorno bipolar pouco evidente.

    De resto, dependendo do estado em que a pessoa se encontra, pode requerer antidepressivos, medicações antipsicóticas ou remédios que ajudem a pessoa a parar de beber ou usar drogas, quando for o caso.

    Além disso, é importante fazer uma psicoterapia para ajudar a pessoa a enfrentar os diversos problemas da vida, seja aqueles que todos encontram como aqueles mais específicos de pessoas com dificuldades emocionais e comportamentais.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria