Eu tava tomando Exodus e diminui a dose depois de alguns meses. Já faz alguns meses que parei completo. Fiquei ótima por um tempo, mas ultimamente tive muitas crises de choro e nenhuma vontade de fazer as coisas. Devo procurar psiquiatra de novo?

  • Sim. É uma excelente ideia!

     Vitor Giacomini Flosi
    Acupuntura Médica
    Psiquiatria
    São José do Rio Preto / SP
  • Possivelmente, a razão do tratamento com Exodus foi a existência de um quadro depressivo (Isto não ficou claro). Hoje em dia, se sabe que um dos equívocos mais comuns no tratamento medicamentoso da Depressão, e que pode trazer graves consequências para o paciente, é a sua interrupção precoce. Jamais o paciente deve interromper seu tratamento sem ouvir seu médico. Pode haver recorrência (retorno dos sintomas de uma mesma fase depressiva) ou recidiva (a ocorrência de nova fase da doença depressiva). Volte a consultar seu médico.
    Melhoras!

    Dr. Flavio Jozef
    Psiquiatria
    Psiquiatria Forense
    Rio de Janeiro / RJ
  • Sim, você deve voltar ao psiquiatra para nova consulta.
    É importante lembrar que a maioria dos transtornos psiquiátricos não são como uma infecção ou outros transtornos orgânicos que desaparecem após alguns dias de medicação. São transtornos crônicos que precisam da atenção mais próxima do psiquiatra e, muitas vezes, da ajuda paralela da psicoterapia praticada por especialistas experientes.
    Sugiro que volte ao seu psiquiatra e converse com ele.

    Drª. Ione Aragão Ribeiro
    Psiquiatria
    Volta Redonda / RJ
  • O Exodus é uma medicação anti-depressiva e só deve ser retirada após cerca de dois anos no mínimo para evitar recidiva do quadro depressivo. Pelo que você descreve, a depressão retornou novamente. Procure um psiquiatra para nova orientação.

    Dr. Poti Chimetta Havrenne
    Neurologia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
  • Sim! Deve procurar um(a) psiquiatra de novo para avaliar se há um quadro depressivo e avaliar necessidade do uso de antidepressivos. Abraço!

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Sim, procure novamente um psiquiatra. Devido às dificuldades do dia a dia, às complicações cotidianas, é muito comum que nos desestabilizemos emocionalmente.
    Há três tipos de pacientes: aqueles que fazem o tratamento, retiram as medicações após um período, sem problema algum, e não têm mais qualquer transtornos; os que fazem o tratamento correto, finalizam, porém acabam, eventualmente, retornando aos sintomas, ou a outros transtornos, por conta das situações da vida ou, muitas vezes, sem motivo aparente; e, por último, aqueles que iniciam o tratamento, ficam bem, porém não se sentem bem com a retirada da medicação, devendo manter o tratamento.
    Sendo o seu caso o segundo, sim, deve retornar ao psiquiatra para um novo tratamento, pois estes sintomas, se estiverem por mais de três semana/um mês, precisam de tratamento assistido, senão acabam se prolongando.

    Drª. Emanuella Novello Halabi
    Clínica Médica
    Psiquiatria
    Rio de Janeiro / RJ