Existe tratamento para viciados em jogos de baralho??

  • Com certeza.

    Vícios em jogos geralmente fazem parte de um grupo de transtornos que se chama "jogo patológico". Estes transtornos se caracterizam pelo fato de as pessoas jogarem e terem prejuízos como, entre outros, perda de dinheiro, problemas familiares, profissionais, dívidas. Apesar destes problemas, estas pessoas têm muita dificuldade de parar de jogar ou, quando param, retornam ao jogo depois de algum tempo.

    O tratamento se baseia principalmente em técnicas comportamentais: o terapeuta, junto com o(a) paciente, faz um verdadeiro mapa para entender o comportamento de jogo (Quando você joga mais? Que tipo de jogos? Quanto você já perdeu? Já se endividou? Já parou alguma época? Por quanto tempo?). Em cima desta compreensão, procura-se ajudar o(a) paciente a evitar o jogo e viver sem o mesmo. Não é uma tarefa tão fácil, porque jogar pode ser excitante e desafiador; muitas pessoas encontram nos lugares que jogam companhias interessantes e, alguns mais solitários, só se socializam durante o jogo; o jogo pode aliviar tensões e, em alguns momentos, até trazer dinheiro (só que, para aqueles que jogam por dinheiro, ao longo do tempo,as perdas são geralmente maiores que os ganhos). Além disso, frequentemente (mas nem sempre), existe uma tendência de, quando a pessoa perde, querer jogar mais, para recuperar o que perdeu.

    Em alguns casos, existem alguns remédios que podem ser úteis no tratamento.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria