Faço tratamento médico sobre depressão e ansiedade, o médico que me acompanha é clínico geral, tem me ajudado bastante, porém preciso muito que ele me ajude mais. Não consigo uma estabilidade, tem acontecido de algumas vezes dormir mal.

  • A insônia realmente é um fator de risco para descompensação de ansiedade ou depressão. Procure se manter com um bom padrão de sono, faça uma boa higiene do sono. Higiene do sono é isso:
    1-Durma e acorde todo dia no mesmo horário.
    2-Tome um chá de camomila ou erva cidreira ou Melissa para relaxar à noite.
    3-Evite energéticos, café e outras substâncias estimulantes à noite.
    4-Não beba qualquer bebida alcoólica à noite.
    5-Não leve preocupação para a cama.
    6-Ter uma cama e um travesseiro bem confortável, um quarto aconchegante e escuro.
    7-Evite tomar alguns remédios que podem atrapalhar o sono à noite como corticoides e antigripais.
    8-Não faça exercícios à noite, de preferência pela manhã.
    9-Faça atividades relaxantes à noite como ler um livro ou fazer crochê.
    10-Não tome café ou fume à noite.
    11-Procure deixar o quarto sempre escuro e a cama bem confortável.
    12-Diminua a luz dos ambientes de casa à noite.
    13-Reze ou faça atividades de meditação ou mindfulness na cama antes de dormir.
    14-Relaxe e desacelere à noite.
    15-Não use eletrônicos à noite.
    16-Durma 8h por noite diariamente. Se for adolescente durma 10-12h por noite.
    17-Coma 3h antes de dormir.
    18-Evite tomar muitos líquidos antes da hora de dormir.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Infelizmente, não conheço seu caso nem seu médico, de modo que não saberia fazer com que ele ajude você mais do que está fazendo. Talvez, fazendo uma avaliação com psiquiatra, possa ter ajuda adicional. Não é errado clínicos gerais tratarem depressão e ansiedade - na verdade, trata-se de transtornos tão frequentes que os psiquiatras nem dariam conta de tratar todos. Mas, certamente, um especialista pode perceber detalhes que um clínico não percebeu e conhece esquemas de tratamento que os clínicos, em geral, não conhecem.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Cuidado para nessas horas você não desejar apenas remédio que a faça dormir. Para melhorar você precisa tratar a depressão e ansiedade!
    O sono ruim costuma ser um SINTOMA do transtorno de base.

    Os clínicos por vezes não sentem segurança em prover a dose das medicações psiquiátricas ou fazer mudanças. Se este for o caso, busque um especialista que ele saberá conduzir.

    Boa sorte. Um abraço.

    Drª. Laís Ribeiro
    Psiquiatria
    Juiz de Fora / MG
  • Procure um psicanalista.

  • Realmente existem médicos que são verdadeiros anjos... mas no seu caso, seria bom procurar um Psiquiatra, pois ele conhecerá detalhes que um outro especialista não alcança, mesmo sendo excelente médico.

    Dr. Roberto S Chrysostomo
    Psiquiatria
    Psiquiatria Da Infância E Da Adolescência
    Quatá / SP