Faço tratamento para TAG há mais de 1 ano com o escitalopram de 10 mg. Gostaria de saber se há algum medicamento que não tenha tantos efeitos colaterais, principalmente o que mais me incomoda, ganho de apetite (peso).

  • Sim, há muitas opções de tratamento para TAG, o tratamento básico envolve um antidepressivo (Sertralina, Fluoxetina, Escitalopram, Citalopram, Paroxetina) e um benzodiazepínico como Alprazolam, Diazepam, entre outros. Atividade física regular, psicoterapia, meditação e ioga também podem ajudar bastante no controle dos sintomas ansiosos.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) tem como tratamento de primeira escolha, em geral, medicações inibidoras seletivas de recaptação de serotonina (ISRS), tais como o escitalopram. Estas medicações frequentemente diminuem o apetite, no início do tratamento. Este efeito, raramente, permanece, ou pode desaparecer no intervalo de semanas a meses. Quando a ganho de apetite, trata-se de um efeito colateral que não está realmente comprovado por estudos científicos: várias pessoas se queixam deste efeito, porém tem de se levar em conta outros fatores que podem levar ao aumento de peso:

    - mudanças nos hábitos alimentares;

    - mudanças nos hábitos de exercícios;

    - envelhecimento (o consumo energético tende a diminuir com a idade);

    - melhora do apetite, em alguns casos de pessoas com depressão ou ansiedade que estavam inapetentes, antes do tratamento OU apetite aumentado, em alguns casos de ansiedade não tratados adequadamente;

    Frequentemente, com a suspensão da medicação, não se observa diminuição do apetite ou do peso.

    Medicações sem efeitos colaterais não existem, mas logicamente é possível sempre tentar trocar uma medicação que esteja desagradando a um(a) paciente por outra e, por vezes, mesmo uma medicação da mesma família (ISRS) pode ter efeitos colaterais ligeiramente diferentes.

    Os ISRS foram originalmente desenvolvidos como antidepressivos e depois se observou que funcionavam bem como medicações para ansiedade. Existem antidepressivos que não aumentam o apetite (e podem mesmo diminuí-lo), como a bupropiona, mas apesar de já ter visto algumas pessoas dizerem que melhoraram da ansiedade com ele, não é aprovada para o tratamento da ansiedade e por vezes o relato é de piora.

    Outra opção, se você está bem do TAG e o problema é o aumento de peso, é partir para dieta com reeducação do comportamento alimentar (com nutricionista comportamental ou terapeuta comportamental com experiência em comportamento alimentar). A diferença entre este tipo de intervenção e a habitual feita por nutricionistas é que você vai fazer um mapeamento de seu comportamento alimentar para aprender a controlá-lo e NÃO apenas receber uma dieta para seguir "a seco" com aquelas orientações básicas de comer em pratos pequenos, quantidades pequenas, várias vezes ao dia, equilibrar tipos de alimentos etc.

    Se seu(sua) médico(a) tiver experiência com medicações aprovadas para o controle do apetite, pode eventualmente acrescentar alguma ao escitalopram. É necessário ter experiência, porque algumas medicações e doses podem piorar a ansiedade.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria