Gostaria de saber se depois de um surto é normal entrar em depressão, sem poder quase falar.

  • "Surto" não é um transtorno. Geralmente, é usada esta palavra para designar períodos de psicose aguda, que podem ocorrer em diversos transtornos, tais como, por exemplo, transtornos psiquiátricos orgânicos, esquizofrenia, transtorno esquizoafetivo. Não há uma regra em relação a apresentação de episódios depressivos, de modo que não é possível dizer se é "normal". Mas, episódios depressivos são mais frequentes em pessoas que, por algum transtorno, apresentem "surtos". No caso, haveria necessidade de diagnosticar o transtorno presente e tratá-lo, ao invés de analisar se é "normal".

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Isto pode acontecer sim. É importante procurar um psiquiatra para avaliar a necessidade de uso de medicamentos antidepressivos e antipsicóticos.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência