Gostaria de saber se existe este profissional: neuropsicólogo?

  • O neuropsicólogo surgiu como um profissional especializado em estudar o comportamento e as dificuldades de pessoas com lesões cerebrais e de realizar os testes necessários para diagnosticar quais as funções que estavam comprometidas.

    Com o tempo, os neuropsicólogos foram ampliando sua área de atuação, no sentido de passarem a trabalhar com aspectos de reabilitação das pessoas com lesões cerebrais, testagem de memória e o diagnóstico de alterações das funções cerebrais em pessoas sem lesões evidentes.

    Esclarecendo melhor estas últimas frases:

    No início, a ideia de um problema neuropsicológico era restrita àquelas pessoas cujo cérebro estava claramente danificado, por exemplo, devido a um tiro ou a um acidente vascular. Atualmente, supõe-se que alguns problemas, mesmo sem serem consequência de uma lesão no tecido do cérebro, são consequência da alteração do funcionamento deste órgão. Assim, por exemplo, os pesquisadores tentam identificar regiões cerebrais que estejam funcionando mal em pessoas que usam drogas e isto também leva o nome de neuropsicologia.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Sim, existe. É o profissional psicólogo(a) especializado em Neuropsicologia, faz testes para melhor esclarecimento diagnóstico e reabilitação neurocognitiva.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência