Gostaria de saber se quando uma pessoa fica muito nervosa, começa a salivar muito, o corpo amolece e chora muito pode ser indício de depressão, ansiedade ou de outra coisa. Qual médico devo procurar? Como devo reagir a essas situações?

Sobre: Psiquiatria

Gostaria de saber se quando uma pessoa fica muito nervosa, começa a salivar muito, o corpo amolece e chora muito pode ser indício de depressão, ansiedade ou de outra coisa. Qual médico devo procurar? Como devo reagir a essas situações? - 29/07/2021

Olá, quadros como esse precisam ser avaliados por um Médico Psiquiatra. As alterações de comportamento justificam a consulta com um especialista. Há várias formas de fazer o tratamento para este quadro, mas é importante que seja feito um diagnóstico adequado. Nesse caso, hipóteses de Transtorno de ansiedade e depressão podem ser aventadas. Sugiro que seja realizada uma consulta com psiquiatra para uma investigação diagnóstica e esclarecimentos sobre o quadro, trazendo segurança ao paciente e familiares. Lembrar que a informação e o autoconhecimento podem ajudar a lidar com esta situação e trabalhar estratégias saudáveis de enfrentamento aos desafios que surgirem.

- 03/08/2021
Obrigado
1
0 especialistas concordaram
Túlio Teixeira de Araújo
Psiquiatria
Psiquiatria da Infância e Adolescência
13
0
1

Primeiramente, "nervosa" pode significar muitas coisas diferentes, com causas e consequências diversas. As pessoas usam a palavra para designar irritação, ansiedade, angústia, raiva etc. Assim, fica difícil fazer qualquer comentário científico a respeito, pois o termo é vago. Salivação não é um fenômeno com frequência ligado a alterações psicológicas/psiquiátricas, sendo assim difícil, novamente, de relacionar a algum transtorno. Corpo "amolecido" pode estar relacionado a medos ou causas físicas. Choro pode ser um fenômeno normal, dentro de uma série de contextos, assim como estar presente em quadros de depressão, angústia ou ser mesmo um modo de pedir ajuda. Procure um(a) psiquiatra que, fazendo as perguntas certas, conseguirá descobrir do que se trata exatamente, diagnosticar e sugerir a abordagem correta. Não há como dar este tipo de orientação, somente com base em suas informações, neste site.

- 02/08/2021
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Ivan Mario Braun
Psicoterapia
Psiquiatria
657
33
1349

Tem alguma dúvida sobre Psiquiatria?

Pergunte diretamente a um especialista

Ver mais perguntas
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.
Login Centralx
Localização